Marketing de Bares e Restaurantes

Ações Criativas

As redes de fast food mais populares no Foursquare

Marketing de Bares e Restaurantes

Se você tivesse de responder rápido qual a rede de fast food mais popular entre os brasileiros, o que você diria? E a mais popular entre os usuários da rede Foursquare?

Foi isso que descobriu a E.life, empresa de inteligência de mercado e relacionamento 2.0, em um levantamento que apontou o Mc Donald’s como a rede alimentícia mais visitada pelos usuários brasileiros da rede de geoposicionamento.

Foram considerados os números de check-ins e comentários feitos pelos usuários no período de 1º de janeiro a 10 de outubro de 2011, em estabelecimentos de 27 capitais brasileiras. Foram analisadas ao todo 5.681 dicas deixadas pelo público e mais de 270 mil check-ins em 1.845 unidades cadastradas. Dá uma média de 146 check-ins por local – eu achei bem módico o número, o que mostra como a rede social ainda tem muito para crescer. A pesquisa também não revelou quantos dos comentários foram positivos e quantos foram negativos.

 

As marcas analisadas pela E.life foram: Bob’s, Bonaparte, Burger King, Giraffas, Habib’s, Mc Donald’s, Pizza Hut, Spoleto e Subway.

Confiram o ranking das que foram mais visitadas:

  1. Mc Donald’s (36,5%)
  2. Subway (21,4%)
  3. Burger King (11,3%)
  4. Spoleto (8,7%)
  5. Pizza Hut (8,1%)
  6. Habib’s (6,1%)
  7. Bob’s (4,1%)
  8. Giraffas (3,5%)
  9. Bonaparte (0,5%)

O interessante é que o Mc Donald’s tem mais check-ins que a rede Subway, mesmo com menos lojas cadastradas na rede. O Burger King tem o maior número de check-ins por loja, mas ainda assim não consegue superar suas concorrentes no total. E aqui as que receberam mais dicas dos usuários:

  1. Mc Donald’s (31,6%)
  2. Subway (22,7%)
  3. Burger King (11,3%)
  4. Pizza Hut (9,8%)
  5. Habib’s (7,7%)
  6. Spoleto (6,7%)
  7. Bob’s (5%)
  8. Giraffas (4%)
  9. Bonaparte (0,8%)

Segundo o levantamento da E.life, ainda que o Mc Donald’s concentre mais check-ins e comentários, ao se medir o número de registros por localidades, o Burger King aparece como a rede mais popular entre os usuários. Segundo Alessandro Barbosa Lima, CEO da E.life, o Foursquare mostrou-se uma plataforma rica em dados, que pode auxiliar em pesquisas sobre pontos de venda e prestação de serviços. A questão é: será que empresários e empresas estão aproveitando esses dados?

Por fim, o estudo mostrou que mais da metade dos registros feitos pelos usuários do Foursquare são feitos na região Sudeste do país (54%), que também leva o primeiro lugar em comentários. A pesquisa pode ser lida na íntegra aqui.

E vocês, leitores? Já usam os dados dos Foursquare no dia a dia da sua empresa? Comentem e compartilhem! ^^

Anúncios

21 de novembro de 2011 - Posted by | Foursquare, Internet, Marketing, Midias Sociais | , , , , , , , , , , , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: