Marketing de Bares e Restaurantes

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Saiba como usar o Instagram em sua estratégia de marketing digital.

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As fotografias têm um apelo muito forte – elas conquistam e engajam. Quem nunca passou horas tirando fotos com uma câmera – seja analógica, digital ou até aquela VGA que você tinha no seu primeiro celular -, testando posições e luz ou simplesmente gravando um momento especial para depois compartilhá-lo? Muitos aplicativos começaram a fazer sucesso ao possibilitar que usuários de smartphones se tornassem melhores fotógrafos e divulgassem suas imagens com maior facilidade.

Uma representante dessas ferramentas que se tornou muito popular é o Instagram. Criada em outubro de 2010 pelo brasileiro Mike Krieger, em parceria com o programador americano Kevin Systrom, ela fez um ano de existência em 2011, com mais de 12 milhões de usuários. Além de seu caráter instrumental, o Instagram é também uma rede social para amantes de fotografia que tem muitos dos aspectos de compartilhamento e socialização comuns a esses ambientes, como botão de curtir. Em pouco tempo se tornou uma febre entre usuários de iPhone – uma versão para celulares com sistema Android está sendo desenvolvida – e multiplicou o número de fotógrafos amadores. As fotos ganharam um ar cult, hipster, com todos os filtros disponíveis.

Essa popularidade crescente também vem observando adesão de empresas internacionais e passos tímidos de negócios brasileiros. “O Instagram é uma incrível ferramenta auxiliar e usá-la pode agregar muito valor às campanhas de uma empresa”, afirma Bianca Furtado, coordenadora de social media marketing da Cadastra, empresa de marketing de performance.

Grandes empresas como a Levi’s e a Coca-Cola têm usado essa rede para causar um engajamento mais divertido de seus usuários de mídias sociais. A primeira, por exemplo, começou a divulgar fotos tiradas pelos seus clientes usando peças da marca. A incorporadora Cyrela Brazil Realty utilizou o Instagram e a hashtag #decoraminhacasa para premiar um usuário com uma decoração de um cômodo de sua casa. A foto que tivesse mais curtis levava o prêmio.

Com passos menores, a rede Empada Brasil começou sua estratégia em mídias sociais já utilizando o Instagram. “Antes de tudo, buscamos referências e vimos que essa rede estava crescendo e ganhando muita popularidade”, afirma Priscilla Saldanha, gerente de mídias sociais da NBSete. “Com certeza queríamos dar um caráter de pioneirismo à marca.” Para Priscilla, escolher uma ferramenta de imagens também ajuda na hora de falar sobre comida. “Uma foto de nosso produto vale muito mais do que um texto descrevendo seu sabor”, diz.

O objetivo principal da empresa é buscar o engajamento e participação dos consumidores. As fotos podem ser visualizadas na própria página da Empada Brasil no Facebook e são reunidas em uma hashtag específica. Priscilla espera o término do primeiro trimestre de estratégia para analisar seus resultados e como é o comportamento dos seus usuários em relação à marca.

Por seu caráter recente, pouca gente ainda sabe como e em que casos usar o Instagram. Com ajuda de consultores, resumi algumas dicas de como usar essa rede.

1) O Instagram é uma ferramenta jovem e que possui um público-alvo bastante específico: usuários de iPhone que gostam de fotografias. Avalie se os seus clientes fazem parte desse grupo. Ainda assim, Luiz Cazarre, diretor de planejamento e mídia da Enken Comunicação Digital, afirma que essa rede pode ser usada também por outras empresas. “Ela é indicada para qualquer negócio que queria atingir um público mais jovem, interagir de forma mais moderna e trazer uma pouco mais de inovação à marca”, afirma.

2) O Instagram é uma ferramenta que gera engajamento e participação do público, por isso pode ser usada com o mesmo efeito para os clientes de sua marca. Use-a em campanhas específicas e como mais um canal de interação com seu consumidor. Lembre que esse canal é de duas mãos – como toda mídia social –, e a empresa precisa estar disposta a ouvir e ver o que o seu cliente tem para postar.

3) O primeiro passo para entrar na rede é construindo um perfil da empresa. “O pefil precisa ter uma descrição detalhada para usuários poderem reconhecer a marca facilmente”, afirma Bianca. Cazarre aconselha que a empresa fique um tempo observando como é a interação dos usuários e pesquisando as fotos mais curtidas ou postadas. “Assim como quando você é introduzido em uma conversa na vida real, você precisa entender como é a dinâmica de interação do grupo para depois participar”, diz.

4) Use a conta para produzir conteúdo próprio: bastidores da empresa, de eventos, dos produtos. “É possível dar um toque artístico e mais interessante a todas essas coisas”, afirma Cazarre. Divulgue suas produções no Instagram pelo Twitter e crie uma aba especial no Facebook.

5) Estimule o conteúdo dos usuários e reconheça o esforço deles, comentando e curtindo suas fotos. Eles ainda podem divulgar suas produções em seus perfis do Twitter e Facebook o que pode aumentar o alcance da marca. No caso de campanhas e concursos pontuais, crie hashtags para centralizar as imagens que estão sendo feitas para cada propósito. E não se esqueça de sempre divulgar as regras de como participar de cada uma em outras mídias sociais ou no seu site.

6) Por último, monitore sempre essa rede para saber que imagens seus clientes estão associando a sua marca. Também confira o número de curtis e comentários suas produções próprias estão recebendo para afinar o conteúdo que tem mais aderência com o público.

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2 de dezembro de 2011 - Posted by | Facebook, Instagram, Internet, Marketing Online, Midias Sociais, mobile, Twitter | , , , , , ,

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