Marketing de Bares e Restaurantes

Ações Criativas

Bares, a difícil arte de mantê-los abertos

Marketing de bares e restaurantes

Se seu intuito é abrir um bar, leia a ficha técnica do segmento, que possui diversas informações para você iniciar seu negócio

Você já pensou em abrir uma franquia neste segmento? Veja neste endereço o Guia de Franquias em Bares e Restaurantes.

Sugestão de Leitura:

  Bares e restaurantes – Gestão de pequenos negócios

Editora: Senac Nacional

O livro aborda circunstâncias e temas inteiramente voltados à administração de vários tipos de bares e restaurantes, inclusive com a formação de preço a ser cobrado, um dos problemas que mais provocam o fechamento de negócios.

Promoções para Bares e Restaurantes

Este livro, de leitura fácil e apresentação didática, será certamente uma referência diária para aqueles que desejarem melhorar seu negócio, aumentar a satisfação de sua clientela , atrair novos clientes, reforçar a marca e a imagem de seu estabelecimento. São mais de 100 tipos depromoções para bares e restaurantes, selecionadas a partir de diversas fontes, suprindo uma carência evidente no mercado.

FRANQUIAS
Bares, Restaurantes, Lanchonetes, fast-foods e similares.

Dirigido ao amplo ramo da alimentação, um dos que mais se destacam no universo do franchising, este trabalho nunca perde de vista outros setorese, principalmente, o enfoque do mercado tal como se configura no país.

Marketing para bares e restaurantes

Experiente empresário do ramo de bares e restaurantes, Percival Maricato mostra como fatos da economia e da sociedade interferem no desempenho das empresas desse importante segmento do comércio de bens e serviços. Voltado para empresários e pessoas interessadas em marketing, o livro traz informações que vão ajudá-los a lidar com as dificuldades de divulgar esustentar produtos em um mercado tão concorrido.

 

Formalize-se

Veja como é fácil formalizar-se, além de inúmeras vantagens e benefícios, você poderá tornar o seu negócio muito mais rentável.

A atividade econômica organizada produtiva pode ser exercida individualmente ou de forma coletiva, objetivando a partilha do resultado.

Empreendedor Individual é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. Para ser um empreendedor individual, é necessário faturar no máximo até R$ 36.000,00 por ano, não ter participação em outra empresa como sócio ou titular e ter umempregado contratado que receba o salário mínimo ou o piso da categoria. Veja mais informações sobre o Empreendedor Individual, clicando aqui.

Empresário Individual. Se a opção for a de Empresário Individual, o patrimônio particular se confunde com o da empresa.

As sociedades empresariais – Quando a empresa for constituída por pelo menos dois sócios, e a pessoa jurídica não se confunde com as pessoas físicas dos proprietários – a empresa tem direitos e obrigações e tudo que for praticado em seu nome, é ela quem responde perante a lei. Entretanto, o juiz pode decidir que os efeitos de certos atos sejam estendidos aos bens particulares dos sócios.

Devem adotar um dos tipos societários a seguir:

Sociedade Limitada – É o tipo de sociedade mais comum adotada pelas pequenas empresas. Conta com responsabilidade limitada dos sócios – restrita ao valor de suas quotas -, e é de constituição mais simples.

Sociedade em Nome Coletivo – Deve ser constituída somente por pessoas físicas, sendo que todos os sócios respondem solidária e ilimitadamentepelas obrigações sociais.

Sociedade em Comandita Simples – Possui dois tipos de sócios comanditados: pessoas físicas, responsáveis solidária e ilimitadamente pelas obrigações sociais; e os comanditários, obrigados somente pelo valor de sua quota.

Sociedade Anônima – Tem o capital dividido em ações, e a responsabilidade dos sócios ou acionistas será limitada ao preço de emissão das ações subscritas ou adquiridas.

Sociedade em Comandita por Ações – Tem o capital dividido em ações, regendo-se pelas normas relativas às sociedades anônimas.

Clique aqui e veja os passos para formalização das sociedades empresariais e do Empresário individual.

Para Associações, Cooperativas e Entidades o processo é diferenciado. Clique Aqui e saiba mais sobre estes segmentos.

Entidades Nacionais

Agência Nacional de Vigilância Sanitária:

www.anvisa.gov.br

Associação Brasileira de Bares e Restaurantes:

www.abrasel.com.br

Revistas

Revista Bares e Restaurantes
www.bareserestaurantes.com.br

Sites e Outras publicações

Aprenda um pouco sobre drinks e bebidas no portal Drinks e Bares.

Bares e restaurantes não podem cobrar por couvert de mesa. Matéria publicada no Diário do ABR, dia 24/05/2010.

Padarias x Restaurantes x Confeitarias x Supermercados x Lojas de Conveniências. Matéria comparativa sobre estes segmentos, no blog do Sebrae.

Na área de manipulação de alimentos, a Anvisa coordena, supervisiona e controla as atividades de registro, informações, inspeção, controle de riscose estabelecimento de normas e padrões. Entre no site e veja mais informações.

Inovação em marketing e ponto de venda. Espírito de boteco e qualidade de restaurante sofisticado: dessa combinação nasceu um dos bares demaior sucesso de Brasília. Leia a matéria completa, do Blog Faça Diferente.


Dicas

enlightened  Redes sociais são excelente formas de trabalhar o marketing de bares. Criar um perfil no twitter e no facebook, são estratégias muito interessantes de contato direto com o público, lembrando que trabalhar em redes sociais não é só criar o perfil, e sim criar um relacionamento diário com os clientes. Chamar para eventos, postar imagens de bebidas geladíssimas ou algum prato diferenciado oferecido, tem sido muito utilizado nestecanal, promover encontros entre os tuiteiros ou comunidades criadas também é uma excelente forma de formar um boa clientela. Informe-se mais sobre as empresas nas redes sociais, clicando aqui.

enlightened   Baixe, neste endereço, o Código de conduta de bares e restaurantes. O Código define valores e princípios que nortearão a atividadedesenvolvida pelo setor de alimentação fora do lar e suas relações com os diversos públicos de relacionamento, como fornecedores, clientes, comunidade, entre outros. Ele abrange ainda os campos mais vulneráveis e importantes para o segmento, dentre os quais se destacam a implementação das Boas Práticas para fabricação e manipulação dos alimentos e o combate à exploração sexual infanto-juvenil.

 Crédito

Crédito significa ter segurança em algo que é verdadeiro, logo para se ter um empréstimo é necessário ter crédito, ou seja, ter boa reputação; boa fama, consideração. Todos estes requisitos são fundamentais na hora de conseguir um financiamento.

Assim como os riscos, os benefícios também são muitos. O fato de trabalhar com capital de terceiros fornece à empresa o chamado “fôlego”, em termos de capital, próprio/ custo. Deve-se considerar o custo do capital e a lucratividade/rentabilidade que o mesmo vai gerar para a empresa. A rentabilidade deve ser maior que o custo de capital. É necessário fazer um dimensionamento do volume adequado do crédito.

O mais importante na hora de buscar um financiamento é ter certeza da finalidade da busca do recurso. Isso deve ser feito previamente, seja para ampliar o negócio, seja para iniciar um empreendimento. Em casos de crise, a melhor opção é procurar as causas dos desequilíbrios e combatê-los, para que o financiamento não venha a se tornar mais um problema.

Como o Sebrae não é banco e não empresta recursos, sua atuação se concentra em criar uma estrutura adequada de atendimento a seus clientes, seja por meio das informações e orientações prestadas, ou por meio de articulações com instituições financeiras.

No link Linha de Crédito do Sebrae você encontrará informações importantes sobre este assunto, quais as linhas de crédito disponíveis e onde elasdevem ser aplicadas. Saiba quando essa é a melhor alternativa, e qual o melhor caminho.

Anúncios

16 de janeiro de 2012 - Posted by | Bares | ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: